segunda-feira, 4 de maio de 2015

Projeto III / 2015 - Tema 02 - Escritório de Arquitetura

Orientações para o exercício projetual...

A edificação a ser projetada terá como objetivo abrigar uma empresa destinada à elaboração de projetos de arquitetura para clientela pública e privada. A empresa é de propriedade de um único arquiteto, o qual a dirige em seus aspectos técnicos, administrativos e financeiros. O horário de funcionamento é variável, dependendo da necessidade dos serviços ali desenvolvidos. Além do referido arquiteto, trabalham no escritório mais dois arquitetos, seis estagiários e, ainda, um “office-boy” e uma secretária. Eventualmente um diarista é chamado para a realização de serviços gerais (faxina, jardinagem etc).

Para o adequado funcionamento da empresa, serão necessários os seguintes ambientes: 

- ESPERA
Na sala de espera do escritório trabalhará a secretária que, além de receber e encaminhar os eventuais visitantes, atenderá os telefones e poderá, ainda, fazer serviços de digitação de interesse da empresa. Para isso, terá à sua disposição uma mesa com um computador e ficará posicionada em ambiente não necessariamente fechado, dotado de dois pequenos sofás de dois lugares cada. 

- SALA DE PRODUÇÃO 
Na sala de produção trabalharão os dois arquitetos e os seis estagiários, todos em estações de trabalho dotadas de computador e mesa de apoio. Esse ambiente deverá possuir lugar para um plotter, mesa para corte de pranchas, duas impressoras, um scanner, e prateleiras para guarda de material de uso cotidiano (catálogos, CDs, livros etc) 

- SALA DO ARQUITETO 
Nesse ambiente trabalhará o arquiteto proprietário da empresa. Além de seu posto de trabalho (uma mesa com computador e espaço para impressora e outros periféricos), ali deverá existir uma pequena mesa de reuniões, uma estante para livros, uma poltrona e um sofá de dois lugares. 

- LAVABO DO ARQUITETO 
Sanitário privativo, dotado de uma bacia e um lavatório. Deverá ser acessado exclusivamente através da sala do arquiteto. 

- LAVABO PÚBLICO 
Sanitário destinado a funcionários e visitantes, dotado de uma bacia e um lavatório. 

- DEPÓSITO 
Local onde serão armazenados materiais de natureza diversa. 

- BANHEIRO DE SERVIÇO 
Sanitário destinado a funcionários, dotado de uma bacia, um lavatório e um chuveiro. 

- COPA
Será o local de apoio físico para a alimentação dos funcionários. Possuirá uma geladeira e um balcão com dimensões suficientes para uma cafeteira pequena, um forno de microondas, uma cuba inox e espaço livre para quatro pessoas fazerem refeições rápidas. As partes superiores e inferiores do referido balcão poderão ser utilizadas como depósito para materiais de limpeza, materiais descartáveis e outros utensílios afins. 

- LIXO
Esse ambiente é, acima de tudo, uma exigência legal. Destina-se ao armazenamento dos resíduos sólidos até o momento de sua coleta pelo serviço público e será ligado diretamente ao exterior da edificação.

A edificação deverá possuir acessos de público e de serviço distintos.

O dimensionamento dos estacionamentos, tanto para público quanto para serviços, deverão seguir a Lei Municipal vigente. É desejo do proprietário, entretanto, que haja uma vaga privativa separada das vagas públicas. 

Apesar de que a maioria dos ambientes será climatizada artificialmente, o conforto ambiental térmico deverá ser um dos principais determinantes projetuais, já que fazer o sistema de condicionamento de ar funcionar sem excessivos gastos de energia é também parte fundamental do planejamento financeiro da empresa. 

O programa poderá ser desenvolvido em um pavimento ou dois, sendo que, no segundo caso, não haverá necessidade do uso de sistemas mecânicos de circulação vertical. 

É importante observar que a Lei do Uso do Solo em vigor na cidade deverá ser rigorosamente obedecida. 

Nenhum comentário: