segunda-feira, 7 de maio de 2018

Projeto III / 2018 - Tema 02 - Albergue

Orientações para o exercício projetual...

Albergues, segundo a Wikipedia, "...são meios de hospedagem de baixo-custo em comparação com os meios de hospedagem tradicionais, tais quais pousadas e os hotéis". Surgidos na Europa no início do século XX, esses equipamentos difundiram-se pelo mundo como alternativas de acomodação mais econômicas para pernoites e  curtas estadas de viajantes.

O termo internacionalmente utilizado para designar o albergue é o vocábulo hostel. Há, atualmente, uma extensa rede mundial de associados, a Hostelling International, cujo objetivo declarado é de oferecer hospitalidade, conforto, segurança, limpeza e privacidade aos que em seus estabelecimentos se hospedam.

Os albergues caracterizam-se, entre outras coisas, pela singeleza das acomodações que oferecem, podendo funcionar em prédios de natureza diversa, não havendo requisitos rígidos para suas operações. Suas disposições físicas, entretanto, devem ser configuradas de forma a contemplar os cinco itens preconizados pela Hostelling International, mencionados no parágrafo anterior.

A boa funcionalidade do futuro prédio será condição essencial para o sucesso do empreendimento e o correto inter-relacionamento entre seus setores, divididos em PÚBLICO, ADMINISTRATIVO e SERVIÇO, não poderá ser negligenciado. Esses setores deverão funcionar de forma independente, sem que haja conflitos de fluxos de circulação nem interferência de funções, e serão constituídos, basicamente, dos seguintes ambientes:

- RECEPÇÃO
É o ambiente destinado ao controle de entrada e saída do albergue, no qual serão realizadas as operações de check-in e check-out dos hóspedes. Ali trabalharão, a cada turno, 1 ou 2 pessoas, exercendo suas atividades em um balcão de atendimento. Será, também, um ponto de informações gerais.

- DEPÓSITO DE BAGAGENS
Ambiente destinado ao armazenamento temporário de bagagens de hóspedes.

- ESCRITÓRIO ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO
É o ambiente no qual trabalharão 2 pessoas que cuidam da administração geral do albergue, no que diz respeito à manutenção do prédio, gerenciamento de pessoal, cadastro de hóspedes, etc. Cada uma trabalhará em uma mesa com um computador, e terá à sua disposição um armário baixo de três portas. Além desses móveis, haverá, também, um armário alto de seis portas para uso comum.

- PLANTÃO
Sala destinada ao estar/repouso dos que trabalharem no turno da noite/madrugada. Ali deverá haver acomodações para dormir, além de mobiliário para guarda de pertences. Esse ambiente deverá ser posicionado de forma a oferecer, ao mesmo tempo, privacidade ao seu uso e possibilidade de rápido acesso à recepção.

- ESPAÇO MULTIUSO
Espaço destinado a funcionar como área de convivência, repouso e lazer para os hóspedes. Ali deverá haver televisores, sofás e mesas de jogos diversos, por exemplo. Deverá ser posicionado de forma que seu funcionamento não prejudique as condições de uso dos alojamentos.
   
- ALOJAMENTOS
Aposentos coletivos, separados para cada gênero (masculino e feminino), com capacidade para alojar, cada um, 16 pessoas. Deverão possuir beliches e armários individuais para cada hóspede.

- BANHEIROS
Haverá banheiros, separados para cada gênero (masculino e feminino), dotados de chuveiros, bacias, lavatórios e mictórios, destinados aos hóspedes. Seu posicionamento deverá considerar a posição dos alojamentos, para que não seja violada a privacidade de seus usuários. Seus dimensionamentos deverão seguir a legislação municipal.

- COZINHA/REFEITÓRIO
Ambiente destinado ao preparo e consumo de alimentos, desde que tratados pelos próprios hóspedes, já que no albergue não haverá serviço de restaurante. Possuirá um fogão, uma geladeira e um balcão com dimensões suficientes para uma cafeteira pequena, um forno de microondas, duas cubas inox e espaço livre para 12 pessoas fazerem refeições. As partes superiores e inferiores do referido balcão poderão ser utilizadas como depósito para materiais de limpeza, materiais descartáveis e outros utensílios afins. Esse ambiente também atenderá aos funcionários do estabelecimento.

 - LAVANDERIA / ROUPARIA
Ambiente destinado à lavagem de roupas dos hóspedes e, ainda, das peças necessárias ao funcionamento do albergue. A exemplo do inexistente serviço de restaurante, não haverá, da mesma forma, serviço de lavanderia, cabendo aos hóspedes, caso queiram, o trato de suas próprias roupas. Para tanto, terão à disposição 3 máquinas de lavar, 3 secadoras e 6 tábuas de passar além de armários, equipamentos que serão compartilhados com os funcionários do estabelecimento também.

- SANITÁRIOS PARA FUNCIONÁRIOS
Os dois sanitários destinados aos funcionários serão compostos cada um por dois boxes fechados, um para chuveiro e outro para bacia, dois lavatórios e área para vestiário com armários metálicos de dois lugares. O sanitário masculino possuirá, também, um mictório individual.

- DEPÓSITO GERAL
Local onde serão armazenados materiais de natureza diversa.

- LIXO
Esse ambiente é uma exigência legal. Destina-se ao armazenamento dos resíduos sólidos até o momento de sua coleta pelo serviço público e será ligado diretamente ao exterior da edificação.


O albergue deverá possuir acessos para público e para serviços totalmente distintos e independentes, para que possam ser utilizados de forma simultânea sem nenhum tipo de prejuízo para eles.

O dimensionamento dos estacionamentos, tanto para público quanto para serviços, deverá seguir a Lei Municipal vigente.

Apesar de que alguns ambientes serão climatizados artificialmente, o conforto ambiental térmico deverá ser um dos principais determinantes projetuais, já que fazer o sistema de condicionamento de ar funcionar sem excessivos gastos de energia é também parte fundamental do planejamento financeiro do estabelecimento.

Especial atenção deverá ser dada à adequação da edificação para o uso de pessoas com deficiência (PCDs), eventualmente hóspedes ou integrantes do quadro de funcionários do albergue. Estacionamentos, acessos, circulações, sanitários e demais espaços não poderão oferecer obstáculos nesse aspecto.

O programa apresentado é o mínimo, admitindo-se seu incremento desde que não se percam as características dimensionais e funcionais da edificação a ser projetada.

O tema deverá ser desenvolvido em dois pavimentos, não havendo necessidade do uso de sistemas mecânicos de circulação vertical, além daqueles obrigatórios para atender pessoas com deficiências (PCDs).

A feição externa do prédio deverá ser expressiva, pois terá papel fundamental para atrair seu público.

É importante observar que a Lei do Uso do Solo em vigor na cidade deverá ser rigorosamente obedecida.


Foto aérea com a identificação do lote no qual será realizado o exercício projetual.



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